Paises

terça-feira, 1 de junho de 2021

TIRADENTES - MG

Fundada em 1718, teve como nomes "Arraial Velho de Santo Antônio", "Vila de São José do Rio das Mortes" e cidade de São José Del-Rei em homenagem ao príncipe de Portugal D. José I.
Após a proclamação da República, havia a necessidade da busca por um herói republicano. O escolhido foi Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes. Como a República não queria mais associação com a monarquia, o nome da cidade foi então mudado para Tiradentes.
A cidade tem muito a oferecer ao turista. A começar pelo Largo das Forras, onde os escravos recebiam sua alforrias. Cercada de restaurantes, você pode contemplar o visual aproveitando a típica comida mineira.
Há muitas lojas em torno. Aproveite para tomar um sorvete de frutas exóticas e comprar suas lembranças.
São muitas as igrejas como a Igreja Matriz de Santo Antônio, Capela Nossa Senhora das Mercês, Capela do Bom Jesus da Pobreza e a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos. Cada uma delas explicada no Walking Tour noturno promovido pela Uai Sô - Agência de Turismo local. Nesse passeio você conhece um pouco dos "causos", lendas e um pouco da história da cidade. Fui privilegiado em conhecer e participar.
E sim, compre muitos queijos, inclusive os queijos premiados internacionalmente da Lucia. E como lugar de estadia, que tal o Pousadium? Todos muito gentis no atendimento.
Há muito o que falar de Tiradentes. Mas que tal conferir pessoalmente?

Uma escultura girante
de Tiradentes

Há muitas esculturas
pela cidade.

Igreja de N.S.das Mercês

Ao lado de Tiradentes

Igreja Matriz de Santo Antônio

Pelas ruas de Tiradentes

Há cenários curiosos

Local de manobra de trem

Cachaçaria Mazuma

Entraria nessa casa? Ou casas?

Igreja em Tiradentes

Pousada Pousadium


Nenhum comentário: