Paises

domingo, 13 de junho de 2021

IGREJA DE NOSSA SENHORA DA CANDELÁRIA - BRASIL

A Igreja de Nossa Senhora da Candelária é um dos lugares religiosos mais visitados no Rio de Janeiro, dado a sua importância. Sua construção começou em 1609 por causa de uma promessa.
Bom, uma das história mais contadas sobre sua origem apresenta o casal português Antônio Martins Palma e Leonor Gonçalves numa nau chamada “Candelária” indo para o Rio de Janeiro em meio a uma tempestade. O casal então prometeu que, se chegassem em segurança, iriam construir uma capela dedicada a N.S. da Candelária. E assim se deu. Mais tarde, a capela foi ampliada e tornou-se uma igreja paroquial.
Com o passar dos anos e dos séculos, novas reformas de ampliação foram realizadas e elementos sacros foram incorporados nela. Houve um período em que os altares no interior feitos pelo Mestre Valentim, um dos artistas do estilo rococó mais famosos do Rio de Janeiro, foram utilizados, mas que mais tarde foram substituídas. Naves, capelas e a cúpula foram concluídas mais tarde. Sua construção terminou somente no ano de 1877, incluindo a história pintada no teto retratando sua origem.
Porém, a frente da igreja está voltada para a Baía da Guanabara, enquanto a cidade crescia por trás dela. A partir daí surgem histórias sobre o processo de “virar” a igreja com sua frente voltada para uma das principais avenidas do Centro da cidade, a Presidente Vargas. Uma delas era escavar um grande vão em torno e congelar toda a água que fosse depositada ali. Dessa forma seria possível “deslizar” a igreja em seu novo posicionamento. Mas são apenas histórias que valem ser contadas enriquecendo as curiosidades sobre ela.
E você já teve a oportunidade de visitá-la? Acha que seria possível colocar a frente da igreja voltada para a cidade?

Igreja da Candelária no Rio de Janeiro

Interior da igreja

Placa comemorativa

Abóboda

Estilo barroco

História contada em pinturas

Interior da igreja


Nenhum comentário: