Paises

domingo, 6 de junho de 2021

CARAVAGGIO - PARTE 2

Caravaggio nasceu em 29 de setembro de 1570, na Itália. Aos seis anos de idade viu quase todos os homens da família, incluindo seu pai, morrerem devido a peste bubônica. Provavelmente sem muita estrutura psicológica, cresceu com um gênio difícil e agressivo. Foi descrito certa vez da seguinte forma:
“Após vários anos de trabalho, Caravaggio andou de cidade em cidade servindo vários senhores importantes. É um trabalhador incansável, porém orgulhoso, teimoso e sempre disposto a participar em discussões e a envolver-se em brigas, o que torna difícil conviver com ele. Passou a envolver-se em brigas, fazer ameaças e insultos em comércios, quebrando pratos em restaurantes e ferindo seus adversários com faca ou espada.”
Faleceu em 18 de julho de 1610 aos 38 anos. Embora sua morte tenha sido um enigma por muito tempo, onde até mesmo seu corpo ficou em algum lugar desconhecido, no ano de 2010 foi anunciado a descoberta de seus restos mortais e confirmado por exames de DNA e Carbono-14. Concluiu-se que ele contraiu uma infecção um mês antes de sua morte causada por uma espada, provavelmente em uma briga.
Nada disso apaga o gênio brilhante que era Caravaggio. Suas pinturas são tão realistas que parecem saltar das telas. Poderia ficar mais real? A resposta é SIM.
Para homenagear um dos maiores pintores dramáticos da história, o grupo de teatro Ludovica Rambelli encenou os principais quadros de Caravaggio. Agora o realismo tornou-se verdadeiro. Você tem a oportunidade única de contemplar os temas religiosos e mitológicos desse que, se tivesse vivido mais tempo, deixaria um legado muito maior para que pudéssemos contemplar hoje.
Lembra que na Parte 1 mencionei que a ordem dos quadros era importante? Pois bem, no vídeo do grupo de teatro Ludovica Rambelli, os atores encenam cada um dos treze quadros apresentados na mesma ordem que passei, para facilitar a comparação.
Espero que tenham gostado das postagens sobre esse artista e suas obras. Um presente meu para que cada um contemple as belezas da arte de Caravaggio.

Encenação dos Quadros de Caravaggio



Caravaggio

Nenhum comentário: