Paises

quarta-feira, 30 de junho de 2021

PORTAO DE BRANDEMBURGO - ALEMANHA

Com a expansão de Berlim após a guerra dos trinta anos (1618-1648), foi necessário a construção de muros e um portão para controlar a entrada de pessoas na cidade. Mas a cidade buscava um símbolo e os portões fariam esse papel. Em 1789, o Portão de Brandemburgo, como o conhecemos hoje, começou a ser construído. As esculturas no alto foram concluídas mais tarde e conhecida como “Quadriga”, uma carruagem conduzida por quatro cavalos por deuses ou heróis da mitologia.
Em sua passagem havia cinco ruas paralelas, sendo a central utilizada apenas pela comitiva real, já que os portões separavam o caminho entre o palácio e os jardins, na parte exterior da cidade.
Em 1806, Napoleão invadiu Berlim e fez do Portão, um símbolo de sua conquista levando para Paris, a Quadriga. Esta foi devolvida mais tarde. Em 1868, o muro que protegia a cidade também demolido. O Portão continuou e foi acrescentados dois pavilhões em suas laterais.
Mas os atritos continuavam. Após a II Guerra Mundial (1939-1945), Berlim estava dividida entre os lados ocidental e oriental, este último sob o domínio soviético. A Quadriga, que mais uma vez havia sido retirada, desta vez pelos soviéticos, foi recolocada. Porém, o monumento, que sempre esteve “galopando” para o lado ocidental, desta vez ficou voltado para o lado soviético, o que gerou atritos com os britânicos, americanos e franceses.
O resultado foi o fechamento dos portões pelo lado oriental e mais tarde, a construção do Muro de Berlim em 1961, separando a cidade e o país. Sim, houve um tempo em que existiam a Alemanha Ocidental e Alemanha Oriental. Dois países.
Os números não são exatos, mas muitos morreram tentando atravessá-lo do lado oriental para o ocidental. Havia a autorização de atirar em quem quisesse pulá-lo. Finalmente, em 1989 houve a reunificação da Alemanha e neste mesmo ano, o muro começou a ser demolido no processo conhecido como "Queda do Muro de Berlim", um símbolo de toda a transformação passada pela Europa Oriental e países da chamada Cortina de Ferro.
Conhecia a história do Portão de Brandemburgo? Quer saber mais? Quem sabe, uma visita?
(Sugestão de Carla Diniz)

Portão de Brandemburgo hoje

O Portão em 1789

Cartão postal

Napoleão no Portao

Na 2ª Guerra Mundial

Separação das duas Alemanhas

"Quadriga" no alto do Portão

Queda do Muro de Berlim


Nenhum comentário: