Paises

quarta-feira, 23 de junho de 2021

POMPEIA - ITÁLIA

Havia certa vez, uma próspera cidade com aproximadamente 20 mil habitantes. Não muito diferente de hoje, seu comércio crescia a cada dia. Haviam templos, casas, pontes e com sua vida normal. O envolvimento com seu cotidiano os fazia esquecer que ali próximo havia uma montanha mal humorada de nome Vesúvio.

A cidade de Pompéia às sombra
do Vesúvio


Exatamente o que pensaram: estou falando da cidade de Pompéia, que de uma hora pra outra do ano 79, deixou de existir após uma erupção vulcânica.
Embora já haviam indícios de que o vulcão era ativo devido aos fortes tremores comuns em toda a região, foi somente quando o Vesúvio entrou em erupção que os pompeianos viram que não havia mais o que fazer. Na verdade, alguns nem perceberam.

A cidade foi surpreendida pelo vulcão


Estudos comprovaram que a exposição ao calor de 250° C a uma distância de 10 quilômetros foi suficiente para suas mortes instantâneas.
E assim Pompéia, recebendo as cinzas por mais de seis horas seguidas acabou destruída e esquecida, coberta por 25 metros de profundidade.
Famílias morreram juntas, casais se abraçaram, comerciantes se agarraram aos seus bens e até os animais sucumbiram.
Somente em 1748 a cidade foi redescoberta. E no ano de 1860 concluiu-se que as pessoas e animais encontrados na cidade cujos corpos se decomporam, mas seu formato original foi preservado pelas cinzas, retratam o momento da morte de cada um nessa tragédia. Essas "peças" estão expostas não apenas onde ficava a cidade, mas também em alguns museus juntos com objetos e artefatos encontrados.
Hoje é possível ir à cidade de Pompéia, aliás, um dos lugares mais visitados da Itália e ver de perto toda a catástrofe e destruição do Vesúvio, que por hora está adormecido.
(Sugestão de Rogerio Dinato)
Que tal?

Vesúvio atualmente

Cidadãos foram surpreendidos

Nada escapou

A cidade simplesmente desapareceu

Itens foram encontrados mais tarde

As pessoas não tiveram reação

Suas posições indicam a rapidez da morte

E que estão bem preservados

A cidade atualmente

A cidade atualmente


Nenhum comentário: