Paises

domingo, 13 de junho de 2021

MOINHOS DE VENTO - HOLANDA

Quando pensamos na Holanda, certamente os moinhos de ventos vem a nossa mente. E não pensem que seu objetivo era moer ou triturar alimentos. Seu objetivo é, nesse caso, bem mais inteligente.
A Holanda fica na região da Europa conhecido como Países Baixos, isso porque a maior parte de sua localização está abaixo do nível do mar. Certamente se houvesse algum tipo de controle de entrada e saída de água, o país provavelmente não existiria. No decorrer da história da região, milhares morreram devido as grandes tempestades e inundações.
Um moinho tem várias lâminas que giram quando o vento sopra ou a água passa por elas. No caso dos moinhos de vento, as lâminas ficam no alto de uma torre ou construção e são conectadas a um eixo. Nos moinhos de água, as lâminas ficam presas em torno de uma roda e esta fica presa a um eixo.
Na época dos grandes moinhos, seu objetivo era drenar as águas da região, já que muitas fazendas foram construídas sobre pântanos, o que também impossibilitava o cultivo nelas. Era muito fácil perder toda a plantação nas inundações, principalmente porque também há muitos rios por lá. Os moinhos então drenavam o excesso dessas águas, movidos pelo vento e mantendo a terra mais seca.
Hoje, com a modernidade, os grandes diques substituíram os moinhos. Mas eles continuam decorando toda a região. E o Parque Kinderdijk, na Holanda, possui 19 deles. O passeio pode ser feito a pé, de bicicleta ou de barco, pelos canais ali. É possível até mesmo conhecer o interior deles.
Não foi à toa que grandes artistas como Claude Monet e Van Gogh retrataram essa belezas holandesas e deixaram suas obras bem mais especiais.

Moinhos sob o entardecer

Diversos estilos

São imponentes

e cartões postais

Moinho de Monet

Moinho de Van Gogh


Nenhum comentário: