Paises

quarta-feira, 30 de junho de 2021

LENDA DA CANDIMBA - TORRINHA/SP

Voltando à Torrinha, em São Paulo, conforme uma postagem feita nesse blog, lembram que falei sobre uma outra lenda conhecida entre os moradores?
Não resisti e resolvi compartilhar o post do amigo Rogerio Dinato, que com sua permissão,
revela a mais difundida na cidade.
Espero que o desejo de conhecer a cidade aumente, pois com suas belíssimas cachoeiras, histórias e lendas, há muito o que fazer por lá.

Nossa "Cachoeira dos Três Saltos" e a lenda do Candimba (foto by Daniela Rampazo)
De um fato verídico, acontecido numa fazenda de Jerônimo Martins Coelho e Martinha Coelho, bisavós da família Moinhoz que envolvia um casal de escravos, a imaginação fantasiosa do povo torrinhense e o passar do tempo, transformaram-na na célebre Lenda do Candimba.

Três Saltos é um local próximo da cidade, onde a terra se abre e um vale de 121 metros de profundidade aparece. Toda a encosta é coberta de vegetação densa e o rio cai em três braços d’água de uma altura de 94 metros, formando os Três Saltos. Lá embaixo, com aparência de casa de bonecas, existe uma usina hidrelétrica e sobre esse lugar que o povo da região conta como origem da lenda do Candimba.

“Quase no fim da escravatura, um negro de natureza forte, chamado Candimba, raptou a filha do seu Senhor. Era uma moça bonita de 15 anos. Candimba a levou para os Três Saltos, onde somente chegavam os mais destemidos. A região era muito selvagem. Ele levou a moça para as grutas e fez dela sua casa. A moça sentia saudades da família e morreu logo depois”.

Quando alguém passa pelas montanhas da região olhando para baixo, vê um vulto feminino, vestido de noiva, dançando suavemente pelo vale, ao murmúrio dos ventos. A névoa formada pelas águas que caem e a bruma seca de determinados dias do ano, com os raios solares cortando o ar, criam a imagem, que pode ser vista sob um belo arco-íris. Dizem que é a moça amada pelo Candimba.
(Texto de Rogério Dinato)

Cachoeira Três Saltos


Nenhum comentário: