Paises

sexta-feira, 11 de junho de 2021

TAJ MAHAL - ÍNDIA

Qual a maior prova de amor que você já recebeu? E se um dia alguém construísse um lindo e imenso palácio como prova do seu amor? Parece uma história fictícia, mas isso realmente aconteceu.

É verdade que o Taj Mahal não é um palácio e sim, um mausoléu. O imperador Xá Jahan mandou construir para sua esposa preferida, a quem chamava de “A Joia do Palácio” e que morreu após dar à luz ao seu 14º filho. O Taj Mahal foi construído sobre seu túmulo.
Localizado na Índia, a sua construção levou aproximadamente 21 anos para ser concluída, de 1632 a 1653. Feito em mármore, sua cúpula é costurada com fios de ouro. Há ainda duas mesquitas e é cercado por quatro minaretes.
Suas influências arquitetônicas vêm do islã, da Pérsia, Índia e mongol. Os arquitetos viajaram por toda a Índia com o objetivo de enriquecer o mausoléu em cada detalhe. Ele é totalmente simétrico, ou seja, todas as medidas e formas de um lado são iguais ao outro. O túmulo fica exatamente no centro do edifício.
Existe a lenda que, após a construção, os arquitetos e decoradores foram cegados para que não construíssem outra edificação igual. O significado de seu nome vem de TAJ (coroa) e MAHAL (a forma curta de “Mumtaz Mahal”, como ele a chamava) que quer dizer “Coroa de Mahal”. Após a Morte de Xá Jahan, foi construído uma sepultura ao lado de sua esposa. É o único elemento assimétrico do Taj.
Foi eleita em 2007 como uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno e como todos os outros, merece uma visita. Se não for pela sua belíssima arquitetura, que seja pela emocionante história de amor e deixá-los inspirados.

Taj Mahal

Mausoléu

Mausoléu

Detalhes da arquitetura

Taj Mahal

Interior do Taj Mahal


Nenhum comentário: