Paises

domingo, 6 de junho de 2021

CARAVAGGIO - PARTE 1

Michelangelo Merisi conhecido como Caravaggio foi um dos mais notados pintores italianos atuante em algumas cidades da Itália entre 1593 e 1610. Seu trabalho exerceu influência importante no estilo barroco do qual foi o primeiro grande representante. Caravaggio era o nome da aldeia natal da sua família e foi escolhido como seu nome artístico.
Exceto em suas primeiras obras, Caravaggio pintou fundamentalmente temas religiosos. No entanto, foram várias as vezes em que as suas pinturas feriam as aceitabilidades dos seus clientes. Em vez de adotar nas suas pinturas belas figuras etéreas, delicadas, para representar acontecimentos e personagens da Bíblia, preferia escolher por entre o povo, modelos humanos tais como prostitutas, crianças de ruas e mendigos que posavam como personagens para as suas obras.
Caravaggio procurou a realidade palpável e concreta da representação. Utilizou como modelos figuras humanas, sem qualquer receio de representar a feiura, a deformidade em cenas provocadoras, características essas que distinguem as suas obras. Tudo isso chocou os seus contemporâneos, pela rudez das suas pinturas. Dos efeitos que Caravaggio dava aos quadros, originou-se o tenebrismo, em que os tons terrosos contrastam com os fortes pontos de luz.
Algumas de suas importantes obras foram (na ordem que será apresentada):
1 – Sepultamento de Cristo;
2 – Maria Madalena em êxtase;
3 – A Crucificação de São Pedro;
4 – Decapitação de João Batista;
5 – Judite e Holofernes;
6 – Flagelação de Cristo;
7 – O Martírio de São Mateus;
8 – Anunciação;
9 – Descanso na Fuga para o Egito;
10 – Narciso;
11 – Ressurreição de Lázaro;
12 – São Francisco de Assis em êxtase;
13 – O Jovem Baco.
Observem cada quadro, seus detalhes e principalmente, a ordem em que foi postada aqui. Esse detalhe será muito importante para a parte 2 de Caravaggio.

Sepultamento de Cristo

Maria Madalena em Êxtase

A Crucificação de São Pedro

Decapitação de João Batista

Judite e Holofernes

Flagelação de Cristo

O Martírio de São Mateus

Anunciação

Descanso na Fuga para o Egito

Narciso

Ressurreição de Lázaro

São Francisco de Assis em Êxtase

O Jovem Baco


Nenhum comentário: