Paises

quarta-feira, 5 de maio de 2021

VINHO DO PORTO - PORTUGAL

O Vinho do Porto é um vinho natural e fortificado, produzido exclusivamente a partir de uvas provenientes da Região Demarcada do Douro, no Norte de Portugal. Esta bebida alcoólica ficou conhecida como "vinho do Porto" a partir da segunda metade do século XVII por ser exportada para todo o mundo a partir desta cidade.

A "descoberta" do vinho do Porto é polémica. Uma das versões, defendida pelos produtores da Inglaterra, refere que a origem data do século XVII, quando os mercadores britânicos adicionaram brandy ao vinho da região do Douro para evitar que ele azedasse. Mas o processo que caracteriza sua obtenção talvez já fosse conhecido bem antes do início do comércio com os ingleses. Já na época dos Descobrimentos o vinho era armazenado desta forma para se conservar um máximo de tempo durante as viagens. A diferença fundamental reside na zona de produção e nas castas utilizadas, hoje protegidas.
Fundamentalmente consideram-se três tipos de vinhos do Porto: Branco, Ruby e Tawny.

Degustação de vinhos do Porto


Branco: O vinho do Porto branco é feito exclusivamente a partir de uvas a qual durante o processo de fermentação não há contato das cascas com o mosto, e envelhece em grandes balseiros de madeira de carvalho.
Ruby: Devido ao baixo contato com a madeira conservam durante mais tempo as suas características iniciais, devido à baixa oxidação.
Tawny: são vinhos tintos, feitos das mesmas uvas que os Ruby, mas que apenas envelhecem dois a três anos nos balseiros. Estas permitem um mais elevado contato do vinho com a madeira e daí com o ar oxidando e envelhecendo rapidamente ganhando tons mais claros como o âmbar.
Tive a chance de conhecer uma das distribuidoras de vinho e sua historia, a Sandeman, que posso contar mais tarde aqui.

Sandeman


Nenhum comentário: