Paises

segunda-feira, 3 de maio de 2021

ROBERT THE BRUCE - ESCÓCIA

Nasceu em 1274 e foi um dos reclamantes ao trono escocês. Como Conde de Carrick, apoiou a reivindicação da sua família à coroa e participou da rebelião contra o domínio de Eduardo I da Inglaterra, lutando ao lado de homens como William Wallace. Em 1298, tornou-se Guardião da Escócia. Mais tarde renunciou a este posto e em 1302, herdou a posição de seu pai como um dos principais reclamantes ao trono escocês.

Em 1306, foi excomungado pelo Papa. Nesse período, ele aproveitou o vácuo de poder e moveu-se rapidamente para ocupar o trono, coroando-se Rei dos Escoceses em 25 de março de 1306. Porém, acabou sendo derrotado e fugiu para a Irlanda. Acabou tendo que lidar com rivais escoceses, tomando fortalezas de seus inimigos internos e devastando suas terras, garantindo estabilidade suficiente para convocar seu primeiro Parlamento. Em 1314, ele confirmou o restabelecimento do independente Reino da Escócia e mais tarde reconhecido como rei pelo Papa.
Seu reinado foi popular entre nobres e plebeus, com o reino prosperando sob seu domínio. Para sua morte, pediu para levarem seu coração para Jerusalém. Seu pedido, contudo, acabou falhando.
Robert morreu em 1329. Seu corpo foi sepultado na Abadia de Dunfermline, enquanto seu coração foi levado para a Abadia de Melrose.
Essa estátua fica em frente ao Castelo de Stirling, Escócia. E algumas informações sobre Robert The Bruce podem ser assistidas nos filmes "Coração Valente", de 1995, "Legítimo Rei" de 2018 e "Robert The Bruce", de 2019.

Robert e eu


Nenhum comentário: