Paises

domingo, 30 de maio de 2021

RONALD REAGAN - HUNGRIA

Parece estranho! Também achei quando andando pelas ruas de Budapeste, encontrei uma estátua de dois metros feita em bronze do ex-presidente dos EUA. Isso me intrigou, já que ele nunca foi à Hungria. Então, qual foi o contexto?
Precisamos entender a Revolução Húngara de 1956, que estava sob domínio comunista do Governo Popular Húngaro e da União Soviética.
Com as constantes manifestações ocorridas nas ruas de Budapeste, principalmente em volta do Parlamento, o governo caiu e um novo governo foi estabelecido. Os Soviéticos, a princípio, concordaram em se retirar do país, mas voltaram atrás e um grande exército russo invadiu a Hungria. Como resultado, mais de 2500 soldados húngaros e mais de 700 soldados russos foram mortos além de mais de 200.000 húngaros fugirem do país. Os soviéticos assumiram o poder por mais de 30 anos.
Na década de 1980, Reagan resolveu combater o comunismo soviético durante a Guerra Fria numa ampla campanha de destruição de armas nucleares. Junto com Gorbatchov e diversos encontros, finalmente em 1989 foi declarado o fim dessa Guerra (Reagan já não era mais presidente dos EUA) e dois anos depois, a própria União Soviética entrou em colapso. Diversos países puseram fim ao comunismo, incluindo a Hungria, que homenageou o ex-presidente com essa estátua pela sua contribuição. Ele é tido como herói.

Ao lado de Ronald Reagan


Nenhum comentário: