Paises

sábado, 29 de maio de 2021

ROBERT FERGUSSON - ESCÓCIA

Robert Fergusson (1750 - 1774) foi um poeta escocês que, embora levasse uma vida boêmia em Edimburgo, teve uma carreira influente.

Ambicioso, esboçou um peça sobre a vida de William Wallace quando ainda era estudante.
Seu primeiro poema existente, também escrito nesta época, é uma elegia satírica escocesa sobre a morte de David Gregory, um dos professores de matemática da universidade.
Com o passar do tempo, suas obras ficaram mais melancólicas provavelmente devido a uma depressão.
Após sofrer um ferimento na cabeça em circunstâncias que são obscuras (ele caiu pesadamente de um lance de escadas em Edimburgo, de acordo com seu epitáfio), Fergusson foi submetido contra sua vontade ao "hospital" Darien House de Edimburgo onde, após algumas semanas, ele morreu repentinamente. Ele tinha acabado de completar 24 anos.
Apesar de não ser muito conhecido por nós aqui no Brasil, ficou claro para mim sua contribuição para a literatura internacional. De fato, suas obras são estudadas nas principais universidades inglesas, sendo elas lançadas numa versão especial definitiva no início de nosso século. E claro, eu não poderia deixar de registrar meu encontro com ilustre com o poeta Robert Fergusson.
Ao lado de Fergusson


Nenhum comentário: