Paises

quarta-feira, 5 de maio de 2021

IL COMMENDATORE - REPÚBLICA TCHECA

A inesquecível figura encapuzada de Praga é apelidada de "Il Commendatore", em homenagem a Ópera Don Giovanni, de Mozart. O objetivo dessa obra oca é que você se imagine dentro dela.

Na ópera, o jovem Don Giovanni, um nobre que seduz donzelas prometendo casamento e depois as abandona, sofre três confrontos: Donna Elvira, nobre seduzida e abandonada por ele, mas depois não pára de persegui-la; Donna Anna, que mata o pai Il Commendatore para escapar de um romance fracassado; e Zerlina, camponesa jovem e inocente que tenta ser convencida a abandonar o noivo, um camponês. Todas clamam por vingança. Sua destruição e subsequente queda ao inferno são levadas a cabo pela estátua do comendador no cemitério, que aceita um convite para jantar do libertino para que este se arrependa, o que não acontece.
Por fim, Elvira vai para um convento; Donna Anna guardará um ano de luto, antes de se casar com Don Otávio; e Zerlina e Masetto celebram as bodas.
A obra é da artista Anna Chromy (1940) que também trabalha com uma clara influência da ópera, dança clássica e mitos antigos. Suas pinturas falam de sua admiração por Salvador Dalí e do surrealismo de outros e contêm referências à Escola Vienense de Realismo Fantástico e a outros artistas da Europa Central. Às vezes ela usa cores em suas esculturas.

Il Commendatore


Nenhum comentário: