Paises

quarta-feira, 5 de maio de 2021

MOAI - CHILE

Moai é o nome que designa as mais de 887 estátuas gigantescas de pedra espalhadas pela Ilha de Páscoa, no Chile, construídas entre 1250 e 1500 pelo povo Rapanui e podem ser divididos em 3 categorias:

A primeira seria a dos Moais com olhos e pálpebras entalhados que possuem uma espécie de chapéu - denominado Pukao feito de uma pedra vulcânica avermelhada e muito porosa.
A segunda categoria seria a das estátuas erigidas ao pé do "Rano Raraku". São estátuas com ricos desenhos e inscrições na língua Rongorongo que foram terminadas, porém não possuem as pálpebras desenhadas e não possuem o chapéu pukao.
A terceira categoria e mais famosa seria a das estátuas "tukuturi", que possuem a particularidade de ter pernas, semelhante em posição e formato às estátuas da arte pré-incaica. Nestas, as estátuas encontram-se sentadas sobre as panturrilhas com braços ao lado do corpo.
Segundo a teoria mais consensual sobre a ilha, os moais teriam sido erguidos pelos primeiros habitantes, os "Rapanui", como homenagem aos líderes mortos, o que explicaria a disposição em que se encontram, estando todas de costas para o mar, ou seja, de frente para o interior da ilha onde ficavam as aldeias.
O Moai da foto é original e uma das poucas que receberam permissão de ser transportada para fora da Ilha de Páscoa.

Moai no Chile


Nenhum comentário: