Paises

sexta-feira, 14 de maio de 2021

RUAS DE ISTAMBUL - TURQUIA

De um lado, Ásia. Do outro, Europa. Ao meio, o lendário Estreito de Bósforo, canal com exatos 32 quilômetros de extensão que une o Mar Mediterrâneo ao Mar Negro, através do Mar de Mármara – mas pode chamar também de “avenida” principal. Antiga Constantinopla, Istambul já foi a capital dos três maiores impérios que o mundo já viu: o Romano, o Bizantino e o Otomano. Historicamente uma das cidades mais ricas do planeta, hoje é uma metrópole efervescente e vibrante de 15 milhões de habitantes com um pé bem cravado no futuro.

Visitar a Turquia começando pela cidade de Istambul (que não é a capital do país) foi muito surpreendente. É ver história antiga e modernidade se misturarem sem que uma apague a outra.
Um cartão postal desde a saída do aeroporto. Cada detalhe na apresentação da cidade te deixa com vontade de querer voltar.
Ir ao Gran Bazar e negociar cada item que você quer comprar é um espetáculo a parte. E cada um que você consegue te faz parecer o maior negociador do mundo.
Experimentar os figos (que nunca vi melhores) ou seus doces que parecem existir só em sonhos te fazem querer comer o dia inteiro. E beber um "raki"? O cheiro de eucalipto vai longe.
E tem ainda as maravilhosas mesquitas Santa Sofia e Azul. E as cisternas? Diferente do que estamos acostumados, a de lá é para entrar e tirar fotos.
Pois é! Istambul não lhe deixa com a possibilidade de querer visitar. Istambul É para visitar.

Conhecendo Istambul


Nenhum comentário: