As primeiras imagens que vem à cabeça ao se falar do Egito são o Deserto do Saara e as três imensas pirâmides: Quéops, Quéfren e Miquerinos. Construídas por volta de 2500 a.C. para conservar o corpo e os pertences dos faraós, trata-se das maiores entre as cercas de cem pirâmides existentes no país.
Quéops, Quéfren e Miquerinos
A pirâmide mais alta, Quéops, espanta com seus 137 metros de altura. Demorou mais de 20 anos para ser construída e não foi feita por escravos, mas sim por homens livres que carregaram os 2,3 milhões de blocos usados na edificação, apenas pelo prazer de servir a Quéops. No seu interior estão a Câmara Mortuária do Rei e a Grande Galeria. Gizé também abriga a Esfinge, figura com o corpo de leão e o rosto de homem (provavelmente de Quéfren, filho de Quéops) construída em um único bloco de pedra com 18 metros de altura e quase 60 metros de comprimento.
Não se sabe ao certo o que aconteceu ao seu nariz, mas acredita-se que muçulmanos a tenham danificado por ser a representação de um falso deus.
Durante muitos anos, a Esfinge foi esquecida e acabou quase totalmente escondida pelas areias até 1936, quando foi finalmente desenterrada. Um fato curioso é que D.Pedro II visitou a Esfinge enquanto ainda estava coberta de areia.
Um comentário:
Muito interessante!!! Só me fez ter mais vontade ainda de ver as pirâmides de perto!!! Top D+!
Postar um comentário