Paises

sábado, 10 de julho de 2021

SYDNEY OPERA HOUSE - AUSTRÁLIA

Sydney Opera House

Popularmente conhecida como "Opera House" bem antes que o prédio fosse terminado, ela é um conjunto de teatros, estúdios e salas de música abrigados sobre os famosos telhados ou "conchas". O nascimento da edificação foi complicado. Muitos problemas da construção nunca haviam sido enfrentados, o que resultou numa aventura arquitetônica de catorze anos. Atualmente é a atração turística mais popular de Sydney e um dos centros de artes cênicas mais agitados do mundo.
Em 1957, o arquiteto dinamarquês Jørn Utzon venceu um concurso para projetar a nova ópera de Sydney. Ele imaginou uma escultura viva que pudesse ser vista de qualquer ângulo na terra, no ar ou no mar. Era um conceito ousado e envolvia problemas de arquitetura e engenharia que os esboços iniciais de Utzon não resolveram. Dois anos depois, o projeto se mostrou muito complicado para executar e teria que ser modificado. A polêmica continuou até 1966 quando Utzon se demitiu. Porém mais tarde acabou sendo indicado como consultor para quaisquer alterações.
Dos que hoje visitam o Opera House, 75% só querem espiar. Ela possui dez telhados que lembram velas de vários planos e texturas e um labirinto com mais de mil salas. Seus tetos e paredes são pintados de preto para prender a atenção da platéia no palco.
Achou incrível a história? Então já sabe...

Construção do Sydney Opera House

Construção do Sydney Opera House

Construção do Sydney Opera House

Idealizador, arquiteto Jørn Utzon

Um dos teatros

Teatro

Entardecer


Nenhum comentário: