Paises

sábado, 10 de julho de 2021

SERRA GAÚCHA - RIO GRANDE DO SUL - BRASIL

É bem verdade que muitos lugares da Europa encantam muitos, seja pelas belezas, pelo clima ou por suas histórias. Mas as vezes esquecemos que temos, aqui no Brasil, um pedacinho do velho continente. E fica no sul do país, mais precisamente na Serra Gaúcha.
A Serra Gaúcha vai muito além de Gramado e Canela. Há muito o que se ver em toda aquela região. E descobrir algumas curiosidades, como por exemplo, seu clima. Por estar numa zona de clima temperado, o verão pode ser muito quente e o inverno muito frio. Imagine chegar em Gramado e ver a cidade coberta de neve...
O Rio Grande do Sul possui basicamente dois biomas: o Pampa e a Mata Atlântica, onde está localizada a Serra Gaúcha. Enquanto a primeira possui uma vegetação mais rasteira, a Mata Atlântica é mais densa e por isso, mais fácil ver florestas e plantações.
A colonização também é bem definida. As três principais são a italiana, alemã e mista.
COLONIZAÇÃO MISTA
São gaúchos que migraram de outras regiões do estado para a Serra levando consigo suas tradições. Os municípios com essa influência são bem definidos como em São Francisco de Paula e Cambará do Sul. Criação de gado e artesanatos feitos de couro são bem típicos nessa parte da Serra.
COLONIZAÇÃO ALEMÃ
São alemães e seus descendentes que se estabeleceram em outra região da Serra. As cidades de Gramado e Canela receberam fortemente essa influência. Mas Caxias do Sul e Nova Petrópolis também fazem parte dessa região. Casas e hotéis lembram o estilo alemão. O Lago Negro em Gramado tem árvores nativas da Floresta Negra na Alemanha. Sem falar nos pratos típicos e o café farto, mais conhecido como “café colonial”.
COLONIZAÇÃO ITALIANA
Os italianos também foram para essa região. Muitas famílias, logo após a II Guerra Mundial, chegaram no sul do Brasil, ganharam glebas (terrenos para cultivo) e colocaram ali suas tradições, como a plantação da uva. Por isso, nessa parte da Serra Gaúcha, encontramos muitos vinhedos e vinícolas. Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa tem a influência italiana. Existe inclusive um passeio de trem chamado “Trem do Vinho” nesses três municípios com muita música típica e claro, vinhos e espumantes.
Com tantos lugares para visitar nessa região, você não pode ficar de fora. Por isso...
(Agradeço ao amigo e artista João Batista Zaranza que autorizou o uso de sua imagem nesse post).

São Francisco de Paula

Colonização Mista

Árvores da Floresta Negra da Alemanha

Lago Negro em Gramado

Igreja Matriz São Pedro

Búfalo em Gramado

Museu Medieval
em Gramado

Vinhedos na Serra Gaúcha

Cave de Pedra

Casa de Pedra

Colonização italiana

João Zanzara sendo notícia

Amigo João Zanzara dançando
as tradições gaúchas


Nenhum comentário: