Paises

sábado, 10 de julho de 2021

CIDADES SUBTERRÂNEAS NA CAPADÓCIA - TURQUIA

Na verdade, meus post hoje é para comentar um fato que aconteceu comigo e sempre acabam acontecendo conosco durante as viagens que fazemos. Mas claro, não posso deixar de comentar primeiro sobre as cidades subterrâneas na Capadócia.
Sempre lembramos das famosas formações rochosas quando falamos sobre essa região da Turquia. Porém, o que muitos não sabem é que há uma cidade por baixo.
Essas cidades subterrâneas foram feitas por cristão perseguidos pelo Império Bizantino e também pelo Império Romano por professarem sua fé. Então escavam diversos túneis interligados (estou falando de quilômetros) para eles poderem fugir. Mas não só isso. Havia uma estrutura para que morassem neles. Dessa forma estavam seguros.
Mas vamos ao fato curioso da viagem: enquanto eu estava conhecendo a região, um senhor começou a me puxar para uma mesa cheia de livros debaixo de uma árvore. Óbvio que não havia comunicação entre nós. Mas daí percebi que ele queria que eu comprasse o livro que estava me mostrando. Eu sempre compro os livros sobre as cidades onde estou e claro, iria comprar aquele também. Mas um gesto meu (não sei qual) fez ele pensar que eu não queria. Então ele pegou o livro, abriu numa determinada pagina com foto e... era ele que estava ali na página.
Todo orgulhoso de sua foto, ele simplesmente era a celebridade dali e fez questão de se apresentar. Apesar de não entender nada de turco, compreendi o que ele queria. Bom, comprei o livro e ele ainda autografou a página com sua foto (conforme uma das fotos postadas aqui). Uma coisa que me chamou atenção é que ele só tinha um braço e muita disposição (na foto não se percebe esse detalhe).
É muito bom ter esse tipo de recordação. E você? Tem Alguma? Se tiver, compartilhe aqui. Caso contrário...

Artefatos no subterrâneo

Uma das páginas do livro
autografada conforme
história acima

Tem muita história debaixo desse chão

Caminhos abertos

detalhes dos caminhos abertos

Caminhos abertos

Caminhos abertos

Lembrando que era um esconderijo

caminhos abertos


Um comentário:

Ana Paula La Torre disse...

Uauuuu!!! Também quero conhecer!!!