Paises

sábado, 10 de julho de 2021

RIO DE JANEIRO - BRASIL

Rio de Janeiro

Foi nessa data, há 456 anos, que Estácio de Sá desembarcou com sua tripulação entre os morros Cara de Cão e o Pão de Açúcar e fundaram a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. Nem sempre foi fácil, pois como uma joia rara, já esteve nos planos dos franceses que tiveram que ser expulsos.
A cidade que recebeu a corte portuguesa em 1808 e que se tornou o centro de decisão do Império Português. Ela, que já era a capital do Brasil desde 1763 e assim permaneceu até 1960.
Rio de Janeiro, que passou por grande transformação no início do século XX sob o comando do prefeito Pereira Passos e desde então, vem se modernizando.
O Rio de Janeiro das praias de Copacabana e Leblon, sem esquecer a Garota de Ipanema. O Rio de Janeiro do samba da Mocidade Independente de Padre Miguel, Portela e Imperatriz Leopoldinense.
Rio de Janeiro, das zonas de Norte a Sul. A cidade de história e da História. Dos antigos casarões preservados ao edifícios modernos. Quem poderá esquecer o Edifício A Noite, que já foi o mais alto da América Latina?
O Rio de Janeiro dos museus de ontem, de hoje e do Amanhã. Também do futebol e dos esportes. "Domingo eu vou ao Maracanã" para ver meu time jogar. Sem rivalidade flamenguistas, tricolores, botafoguenses e vascaínos comemoram a Cidade Olímpica.
A cidade muitas vezes incompreendida e injustiçada, mas que mantêm seu brilho. Afinal, embora lá no início tivesse que expulsar invasores, hoje recebe o mundo pelos braços abertos do Cristo Redentor. E sua rica e linda fauna e flora, da Floresta da Tijuca as capivaras e jacarés de papo amarelo.
Não importa se chego pelo Tom Jobim ou Santos Dumont, minha alma sempre cantará quando vejo o Rio de Janeiro.
Rio eu gosto de você. Por isso,
parabéns
pelos 456 anos. E que continue pelos próximos 456 anos encantando o mundo com suas belezas únicas.
Que tal conhecer o Rio de Janeiro e suas histórias?

Rio, Eu Te Amo

Museu do Amanhã

Monumento dos
Pracinhas

Homenagem ao Soldado Desconhecido

Carlos Drummond de Andrade

Dorival Caymmi

Do alto do Forte de Copacabana

Cristo Redentor

Pão de Açucar

Cartão Postal

Pão de Açúcar




Nenhum comentário: