Paises

sábado, 10 de julho de 2021

AS 14 ESTAÇÕES DA VIA SACRA - JERUSALÉM (PARTE1)

É comum, principalmente nessa época do ano (Semana Santa), muitos viajarem para Jerusalém e percorrerem a Via Sacra como uma demonstração de fé. Eu quero trazer o lado mais histórico e turístico, pois o conhecimento adquirido ao andar por essa Via acaba, de certa forma lhe colocando dentro da história.
Cada uma das Estações representam fatos ocorridos desde a condenação de Jesus até o seu sepultamento. Vamos começar a viajar...

1ª ESTAÇÃO
Foi na Corte (ou Pretório) onde Jesus foi condenado diante de Pôncio Pilatos. Nessa mesma ocasião, Pilatos “lavou suas mãos” tirando de si, a responsabilidade por esta condenação. Hoje, o local exato (conforme os historiadores) fica em um pátio dentro de um colégio árabe cujo acesso não é permitido.

Condenação de Jesus diante de Pôncio Pilatos

Pátio de um colégio Árabe


2ª ESTAÇÃO
Jesus é entregue aos judeus e recebe a cruz nos ombros e começa sua caminhada mais dolorosa. No local foram construídas duas capelas: a Capela da Flagelação e a Capela da Condenação. Seus acessos são gratuitos.

Jesus recebe a cruz

Igreja com 2 capelas: Flagelação e Condenação


3ª ESTAÇÃO
Jesus cai pela primeira vez. Nessa ocasião, ele também recebe uma coroa de espinhos. Hoje há uma pequena igreja armênia.

Jesus cai pela 1ª primeira vez

Igreja armênia


4ª ESTAÇÃO
Maria vai ao encontro de seu filho ao saber que ele foi condenado. Ela o procura pelas ruas até encontrá-lo. No local atualmente há a Igreja de Nossa Senhora dos Espasmos, uma igreja muito simples.

Maria encontra seu filho

Igreja de Nossa Senhora dos Espasmos


5ª ESTAÇÃO
A caminho dos Calvário, soldados romanos obrigam Simão de Cirene (Cirineu) a carregar a cruz até o Gólgota, onde aconteceu a crucificação. Essa Estação está hoje dentro de um pequeno oratório franciscano onde há uma cavidade no local em que Jesus teria apoiado sua mão.

Cirineu carrega a cruz para Jesus

Oratório Franciscano


E então? Gostou?
CONTINUA...

Nenhum comentário: