Como convém aos grandes santuários da cristandade, este monumento a São Tiago ou Santiago é uma atração majestosa dominadas por duas altas torres barrocas. Ela data dos séculos XII e XIII. Seu interior é o mesmo que acolhia os peregrinos nos tempos medievais.
Conta-se que Tiago foi o primeiro apóstolo mártir depois de pregar na Espanha. Seu corpo foi enterrado na Galícia. 750 anos depois, um bispo, guiado por uma visão divina, descobriu a relíquia e em honra, foi construída uma igreja, que mais tarde foi destruída pelos mouros, sendo a cripta de São Tiago preservada. Esse fato junto com outras vitórias espanholas fez de Santiago o padroeiro da Espanha e então, a Catedral começa a ser construída em 1075.
Há um enorme turíbolo (um incensário) que, durante importantes cerimônias, precisam de oito homens para balança-lo. Na visita, pode-se passar por trás do altar-mor e tocar no manto prateado com a imagem de São Tiago feito no século XIII.
Há também um Museu de Tapeçaria, o Claustro e o Santo dos Croques (que dizem que bater de leve a testa nessa imagem trás sorte e sabedoria).
Nenhum comentário:
Postar um comentário