"Domingo, eu vou ao Maracanã
Vou torcer pro time que sou fã
Vou levar foguetes e bandeira
Não vai ser de brincadeira…"
Em algum momento você já ouviu esse trecho da música "O Campeão" pela voz do Neguinho da Beija-flor ou pelas torcidas que sempre lotaram as arquibancadas no Estádio Mário Filho, mais conhecido como Maracanã ou Maraca.
O que antes era o Derby Club, onde eram disputadas corridas de cavalo, começou a dar lugar ao que seria, durante algum tempo, o maior estádio de futebol do mundo.
Para a realização da Copa do Mundo de 1950 no Brasil, esse estádio foi erguido com cerca de dois mil operários. E embora o Brasil tenha sido vice-campeão, ganhamos um monumento e um dos cartões postais do Rio de Janeiro.
No início era simplesmente Estádio Municipal, sendo batizado mais tarde de Estádio Jornalista Mário Filho, em homenagem ao pernambucano e irmão de Nelson Rodrigues, Mário Filho, considerado um dos idealizadores do estádio.
Porém, o nome Maracanã é pelo qual costuma ser chamado, pois vem do Rio Maracanã, que passa pelo bairro da Tijuca e deságua na Baía de Guanabara. Em tupi significa "semelhante a um chocalho".
O estádio já passou por diversas reformas, sendo a última grande, para a Copa do Mundo de 2014, incluindo uma investigação e condenação por super-faturamento milionário.
E é chacoalhando que muitos se divertiram, torceram e cantaram. O estádio já foi palco de duas finais de Copas do Mundo, abertura e encerramento do Pan-americano de 2007 e das Olimpíadas Rio 2016, além claro de jogos do campeonato estadual e brasileiro. Também muitos shows já foram realizados nele, como o de Frank Sinatra, Tina Turner e a segunda edição do Rock um Rio.
E você? Já foi "domingo ao Maracanã"?
Em frente ao estádio Mario Filho
Estátua do Belini
Lateral do estádio
Belini
Detalhes do estádio
Local original era o Derby Club
Apostas em corridas de cavalos
Construção para a Copa do Mundo de 1950
Frank Sinatra já esteve neste palco
E também Tina Turner
Abertura dos Jogos Olímpicos Rio2016
A Pira do Pan 2007 ficou no Maracanã
Encerramento da Copa do Mundo 2014
Enterdecer no Rio de Janeiro
Sou privilegiado em ver o Maracanã diariamente
de minha janela
Nenhum comentário:
Postar um comentário