Paises

sábado, 10 de julho de 2021

AS 14 ESTAÇÕES DA VIA SACRA - JERUSALÉM (PARTE 3)

Chegamos a parte final desse nosso passeio que para alguns, não deixa de ter um grande valor histórico e turístico. Mas para outros, um encontro com sua fé, principalmente por esses momentos finais e angustiantes que veremos a seguir com as quatro ultimas Estações que se estão dentro da Basílica do Santo Sepulcro.

11ª ESTAÇÃO
Pregar Jesus na cruz foi um ato de extrema crueldade, principalmente pela forma como aconteceu. Ao colocarem a cruz em pé, Jesus fica sustentado per pregos fixados em suas mãos e pés. Outros confirmam que foram nos pulsos e nas juntas dos tornozelos e calcanhares. De qualquer forma, você conseguiria descrever tal dor? Dentro da Basílica, no local onde ocorreu a crucificação, há um mosaico no teto que marca esse momento.

Jesus é pregado na cruz

Mosaico na Basílica representa o momento


12ª ESTAÇÃO
Jesus morre depois de muito sofrimento, humilhação e ainda perdoar um dos malfeitores que estava ao seu lado enquanto o outro zombava dele. Afinal, se ele realmente era um rei, por que não os tirava dali? Debaixo de um altar, há um disco prateado simbolizando o lugar onde a cruz foi erguida. Ao lado, duas placas de mármore indicam as cruzes dos dois ladrões crucificados ao seu lado.

Jesus e os malfeitores

Local onde a cruz foi erguida


13ª ESTAÇÃO
Após sua morte, o corpo de Jesus é retirado da cruz, colocado nos braços de sua mãe e depois preparado para o sepultamento. Esse momento foi imortalizado por Michelangelo e sua Pietá (Piedade). Essa Estação é marcada pela Pedra de Unção dentro da Basílica onde muitos devotos se debruçam e a beijam pedindo bênçãos.

Corpo de Jesus é retirado da cruz

Pedra de Unção, local onde teria acontecido


14ª ESTAÇÃO
Por fim, o corpo de Jesus é depositado no sepulcro. Dentro da Basílica, o espaço é bem pequeno, pois trata-se de uma câmara. Existe no local um fragmento que, segundo a tradição, é um pedaço da grande pedra que selava o túmulo.

Corpo depositado no sepulcro

Local onde teria acontecido


E assim terminamos nossa caminhada por essa pequena trilogia turística, histórica, emocionante e de fé. Você também pode ver as representações da Via Sacra nas igrejas católicas. Ao entrar em uma, mesmo que apenas para conhecer, tente localizar onde essas representações estão (em quadros, vitrais, colunas) e tente lembrar cada uma delas conforme foi descrita aqui.

Um resumo da Via Sacra

Obviamente, uma postagem não substitui a emoção de conhecer pessoalmente a Via Sacra. Já pensou em se programar para fazer essa viagem futuramente? Quem sabe nosso próximo encontro não será lá?
Enquanto isso, aguardem ainda duas postagens que envolve a fé de milhões de pessoas.

2 comentários:

Ana Paula La Torre disse...

Olá meu amigo! Estou adorando seu blog! Obrigada por compartilhar conhecimentos!!!
Abraços!
Ana Paula La Torre

AlexKundera disse...

Olá, Ana Paula. Que bom que está gostando. Compartilhar curiosidades é sempre um prazer para mim.