Paises

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Ventos de El Chalten

Hoje cedo fui para El Chaltén, cidade que fica 2 horas de distância de El Calafate.  O trajeto é bonito.  O objetivo de hoje era subir o monte Fitz Roy.  Descobri que para fazer isso, eu teria que ser alpinista.  É muito complicado.  E levaria alguns dias também. Entao subi uma montanha vizinha que me apresentava uma visao privilegiada de toda a regiao.  Bom, antes de chegar na cidade, o onibus faz uma parada para recebermos instruçoes dos guardas florestais, tais como nao jogar lixo na trilha, nao fazer fogueira e se aparecer um animal parecido com um puma, nao alimentar (nao sei bem o que isso quis dizer.  Afinal, será que o puma sabe que os turistas nao sao comida?)

A cidade é muito pequena.  Nao tem nada por lá, a nao ser vento.  Muito vento mesmo.  Ela foi estabelecida por questoes territoriais, já que o Chile também alegava que ali era sua área.

Deixando as diferenças dos "hermanos" de lado, o que eu vi foi algo fenomenal.  Primeiro, um lago imenso no meio da montanha e depois a visao do Fitz Roy.  Dá pra ficar maravilhado mesmo.  E o frio, claro, nao poderia faltar.  Mas é muito frio mesmo.  Devia estar uns 4ºC ou 5ºC e um vento a ponto de, em partes do precurso, nao conseguir me equilibrar direito.  Em alguns momentos, foi dificil até para tirar uma foto.  No final, desci e retornei para El Calafate, para minha última noite.

Amanha cedo irei para Puerto Natales, no Chile.  Sao cinco horas de viagem.  Uma hora a menos em relaçao ao horário de Brasilia (com horario de verao, sao duas horas a menos).

Quero aproveitar e agradecer os mais de 400 acessos que meu blog teve em pouco mais de um mês na rede.  Os acessos vem, claro, do Brasil como maioria, e também do Canadá, Estados Unidos, Argentina e até da Ucrânia.  Esse blog está mesmo internacional.

Proximas noticias farei do Chile.  Por enquanto, mais algumas fotos.  Abraços a todos.

Uma Parada antes de Chegar a El Chaltén

Em El Chaltén

Com Boneco de Neve

Preparando para Subir

Início da Subida

No Meio do Caminho

Cansado

Laguna Capri no Meio da Montanha

Fogao com Fitz Roy ao Fundo

Premiado pela Natureza

Voltando

Longe do Rio de Janeiro

Nenhum comentário: