O que você faria se fosse convidado a visitar um edifício inacabado? Pois saiba que isso acontece e ninguém sai de lá decepcionado. Estou me referindo ao Templo Expiatório da Sagrada Família em Barcelona, Espanha.
O projeto foi de Antoni Gaudí, considerada sua obra-prima e iniciada em 1882 com contribuições privadas. O estilo original era o neogótico, mas sofreu diversas modificações durante sua construção. O próprio Gaudí só assumiu a frente desse projeto um ano após seu início.
Durante a Guerra Civil Espanhola (1936-1936), a construção foi interrompida. O local onde Gaudí acompanhava toda a construção foi destruído e muitos dos desenhos e croquis acabaram perdidos.
Mesmo inacabado, em diversas ocasiões foram realizadas missas de homenagens. E até a própria cidade mudou em torno dela.
Dentre torres, fachadas e cúpulas, há uma cripta que também sofreu um incêndio durante a Guerra Civil. Hoje recuperada, tem sido usada por uma igreja paroquial que ficará ali até o final da obra, previsto para 2026, ano do centenário da morte de Gaudí. Aliás, o próprio Gaudí está sepultado ali.
Há também um museu onde é possível ver alguns dos seus desenhos e projetos (os que se salvaram). Quando pronta terá 18 torres, quatro em cada uma das três entradas principais e outras seis compondo um sistema sendo a maior dessas com 170 metros.
Se hoje esse Templo inacabado é admirado, imagine todo seu esplendor quando a Sagrada Família estiver pronta...
Nenhum comentário:
Postar um comentário