Que tal uma aventura emocionante, daquelas de congelar os nervos? Talvez comece a sentir um frio na barriga se resolver programar uma visita à Romênia e conhecer o Castelo do Drácula, na cidade de Bran que fica na fronteira entre a Transilvânia e Valáquia.
Na verdade, Drácula é um personagem fictício e o castelo tornou-se famoso por ter sido citado como residência do conde no livro Drácula de Bram Stoker. Nem mesmo o autor do célebre livro esteve lá. Todas as citações se basearam em relatos que ele ouviu.
O castelo foi construído em 1211 ou 1212 (a data difere dependendo do autor). Possui 57 cômodos e já serviu como casa de coleta de impostos, casa de reis e rainhas e atualmente há um museu nele que, além de mostrar como foi a vida medieval na região, ainda possui alguns quartos que apresentam o personagem Drácula como uma figura real. Em uma noite gélida e sem lua, o imponente castelo pode até parecer o covil do Príncipe das Trevas.
Durante muitas décadas, o castelo esteve em disputa judicial para saber a quem realmente ele pertencia. Finalmente em 2006, o país como membro da União Europeia, devolveu ao legitimo herdeiro, o Arquiduque Dominic von Habsburg, da Áustria, que pôs o castelo à venda no ano seguinte, embora seu valor até hoje não tenha sido calculado, apenas estimado.
A procura para visitar o castelo é grande. E as vezes é possível dormir nele, normalmente em datas comemorativas, como o Halloween. Mas, você se aventuraria? Bom, se assim for, saiba então que não é permitido levar alho e muito menos água benta e crucifixo...
Nenhum comentário:
Postar um comentário