O Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida é o maior templo católico do Brasil e o segundo maior do mundo, menor apenas que a Basílica de São Pedro, no Vaticano.
A Basílica Nova é a terceira igreja que foi construída para abrigar a imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida. A primeira foi inaugurada em 1745; a segunda foi inaugurada em 1888. O Santuário Nacional de Nossa Senhora foi consagrado em 1980.
O Templo, no estilo neorromântico, tem capacidade para 35 mil pessoas. Foi erguida com 25 milhões de tijolos e é composta pelos pavimentos inferior e térreo, arcada e tribuna sul, cúpula central e quatro capelas, além da Torre Brasília.
A torre, que possui 16 andares e mede 109 metros de altura (com a cruz). Já a passarela, que liga a basílica nova à velha tem 392 metros de comprimento, 5,8 metros de largura e é sustentada por 11 pilares.
Além disso, o santuário possui um dos maiores estacionamentos da América Latina, com 285 mil m² e capacidade para mais de 6 mil veículos.
Nunca tinha ido até lá e como fazia parte do meu roteiro, não ia passar direto. Gostei muito da arquitetura e organização. Logo na entrada, você vê as imagens do 12 Apóstolos.
Algo que achei um espetáculo à parte foi o toque dos sinos.
Enfim, independente da crença e para os amantes da arquitetura, um passeio obrigatório.
Nenhum comentário:
Postar um comentário