Paises

terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Santorini - A Ilha Grega

Minha viagem à Grécia começa pela ilha chamada Santorini.  Saí do Rio de Janeiro, com escala em Roma, onde tomaria outro voo para Atenas. Lá ainda pegaria um outro voo para Santorini.

Cheguei à noite.  No Aeroporto peguei um táxi que me deixou próximo ao hotel que se localiza de frente para o mar.  Por esse motivo, carros não podem entrar. Mas não teve problemas. Andei por algumas vielas e logo já estava fazendo meu chek-in. Fui jantar e depois descansar da viagem.  O dia seguinte seria longo.

Santorini é uma ilha que fica no sul do Mar Egeu e é a maior ilha do arquipélago, sendo também o resto de uma caldeira vulcânica. É o que sobrou de uma gigantesca erupção vulcânica que destruiu os primeiros assentamentos humanos da antiga ilha. 

A ilha é inclinada para o Mar Egeu. Há íngremes penhascos de até 300 metros.  Em um dos lados da ilha, há um lago com profundidade de até 400 metros da cratera e que permitem navios de cruzeiros.

Mapa de Santorini

Santorini é o centro vulcânica mais ativo no arco vulcânico ao sul do Mar Egeu, embora sua caldeira esteja cheia de água.  O nome Santorini deriva de Santa Irene, nome pelo qual os venezianos (de Vezena, Italia) a dominavam. Umas das maiores erupções ocorridas data de 1680 a.C. Foi sentida em toda a Terra, principalmente na bacia do Mediterrâneo. Por causa dessa erupção, que causou um colapso da antiga Civilização Minoica, em Creta, pode ter inspirado as lendas acerca de Atlântida.

Na Mitologia, a ilha foi criada pelo argonauta (tripulante da nau Argo) Eufemo (filho de Poseidon) quando jogou no mar um pedaço de terra, presente de Tritão (deus marinho). A ilha, a mais bela passou a ser o lar dos descendentes de Eufemo.

No dia seguinte, comecei a caminhar pela ilha. É bom alugar um carro, pois há muito o que andar. Há locadoras próximas.  Meu principal objetivo era chegar à capital, Fira.  Como descrever as belezas da cidade?  As paisagens são muito bonitas e ao chegar à Fira, a paisagem é inesquecível.  A cor azul e branco dominam a paisagem. De qualquer lugar em que esteja, há vista para o mar.

Há vários restaurantes e também muitos turistas.  Muitas ruas são estreitas, e pode haver um pequeno congestionamento de pessoas, mas nada com o que se preocupar.

Na verdade, haverá muito "sobe e desce", pois a ilha é cheia de relevos.  Se for para lugares próximos, não terá muito problema. Se quiser chegar ao porto, poderá descer de mula, de cabelcar (uma espécie de funiculá) ou mesmo a pé. Mas a descida-subida é muito íngreme. Por isso, prepare o fôlego.

No centro de Fira, no lugar chamado Ia (ou Oia), há uma pequena Igreja Ordotoxa muito visitada. Vale a pena a visita. E logo depois conhecer alguns dos pratos nos excelentes restaurantes, todos muito bem limpos e asseados. A recepção também é muito boa e os garçons estão sempre prontos para o atendimento de boa qualidade.

Aeroporto de Santorini...

...Próximo ao Mar

Entrada do Hotel

Igreja Ortodoxa

Fira

Ilhota Nea Kameni

Artesanato Local

Vinhedos pela Ilha

Igreja

Conforme o dia vai passando, as pessoas começam a se dirigir para um local privilegiado de onde você poderá observar o belo pôr-do-sol. Excelentes fotos serão tiradas por todos ali.  Realmente é algo muito lindo de se observar.

Na ruas de Fira, é comum casais de japoneses, vestidos de noivos, pararem para tirar fotos. São muitos. Tem hora que parece que você está no Japão. Acredito que essas fotos são para o álbum de casamento. Também é comum presenciar casamentos locais, onde após a cerimônia, os noivos desfilam pela cidade a pé.

No dia seguinte, meu passeio era para Nea Kameni. Trata-se de uma ilhota que veio a existir devido as erupções vulcânicas.  Não há vida nela. Ninguém mora lá. Nem mesmo plantas. É só mesmo para visitação.  Você compra um ingresso para passeio numa das escunas ali. Ele fará uma parada na ilha, por onde poderá caminhar e ouvir algumas histórias contadas pelos guias, normalmente em inglês. Muitos ali fazem uma pequena torre amontoadas de pedras, para marcar sua presença. É um costume local.

Na volta, a escuna faz uma parada onde é possível mergulhar brevemente nas águas mornas da ilha.
Num dos portos onde a escuna também atraca, você pode mergulhar no mar Egeu e também almoçar num dos restaurantes locais.  Quando retornar à ilha, não deixe de experimentar uma das sorveterias e comprar alguns artesanatos para posterior lembrança.

No próximo dia, fui andar pela praia de Kamari, em frente ao hotel. Não tem areia. São minusculas pedras por onde você pode caminhar. Mas dá para se bronzear. É bem quente.

Ao sair fui almoçar. Mas a noite ainda me reservava surpresas. Há muitos bares com shows ao vivo que vale conhecer. Muitos turistas animados passam por aquelas ruas.

Foram quatro dias inesquecíveis em Santorini, desde as ótimas instalações do hotel com piscina, até as maravilhosas paisagens da ilha. Portanto, não deixe de conhecer essa Ilha quando você for a Grécia. Não irá se decepcionar.  Serão lembranças para toda a vida.

Agora era hora de pegar o voo de volta à Atenas, pois tinha um grupo turístico me aguardava para conhecer outros lugares que vocês verão nas próximas postagens.

Subida de Mula...

...a Pé...

...ou de Cabelcar

Ponto Turístico

Maravilhoso Pôr-do-Sol

Restaurantes Excelentes

Passeios de Barco

Marcando Minha Presença

Nea Kameni

De Volta à Santorini

Nativo

Por Dentro da Igreja

Me Despedindo de Santorini
  










Um comentário:

Evandro Rodrigues de Deus disse...

Parabéns Alex sua viagens são fantásticas