Paises

domingo, 14 de dezembro de 2014

Pelas Líneas de Nazca

Algumas horas depois de ter deixado Paracas e embarcado num ônibus na rodoviária local, cheguei à Nazca. Também não é uma cidade grande e na verdade seu atrativo está nas Linhas de Nazca, que apenas pode ser visto sobrevoando a cidade.

As Linhas de Nazca ou Nasca são um conjunto de geoglifos antigos localizada no deserto de Nazca, no sul do Peru. Eles foram designados como um Patrimônio Mundial pela UNESCO em 1994. O alto planalto árido se estende por mais de 80 km entre as cidades de Nazca e Palpa nos Pampas de Jumana, cerca de 400 km ao sul de Lima. Embora alguns geoglifos locais lembrem a cultura de Paracas, estudiosos acreditam que as Linhas de Nazca foram criados pela civilização de Nazca entre 400 e 650 d.C. As centenas de figuras individuais variam em complexidade a partir de simples linhas até beija-flores estilizados, aranhas, macacos, peixes, tubarões ou orcas, lhamas e lagartos.
As linhas são desenhos rasos feitos no chão, removendo as pedras avermelhadas onipresentes na região e descobrindo o chão esbranquiçadas por baixo. Centenas são simples linhas ou formas geométricas, com mais de setenta desenhos de animais, aves, peixes ou figuras humanas. Os maiores têm mais de 200 metros de diâmetro. Os estudiosos divergem na interpretação dos efeitos dos projetos, mas geralmente atribuem-lhe significado religioso.
Os desenhos geométricos poderiam indicar o fluxo de água ou estarem ligados a rituais para convocar água. As aranhas, pássaros e plantas poderiam ser símbolos de fertilidade. Outras explicações possíveis incluem: sistemas de irrigação ou gigantes calendários astronômicos.
Devido ao clima seco, sem vento e estável, de planalto e ao seu isolamento, a maior parte das linhas foram preservadas. Extremamente raras, mudanças climáticas podem alterar temporariamente os projetos em geral.
(http://pt.wikipedia.org/wiki/Linhas_e_Ge%C3%B3glifos_de_Nasca_e_das_Pampas_de_Jumana)

Uma das figuras da Linha de Nazca na cidade

O macaco

O beija-flor

A aranha

As mãos cultivadas no parque

Roteiro do voo sobre as Líneas de Nazca

Já tinha reserva num hostel em Nazca, mas precisei sacar dinheiro antes para pagar, pois não deixaram eu guardar a mala antes. Por isso recomendo já reservas a quantia antes de chegar a hospedaria. Há vários caixas eletrônicos na cidade e os cartões travel permitem o saque.

No próprio hostel reservei o voo e um taxista que me levaria ao aeroporto no dia seguinte. Recomendo fazer esse voo o mais cedo possível no dia e não tomar café da manhã antes. Nesse momento eu já sentia os efeitos do mal de altitude e tinha um pouco de dor de cabeça e sentia uma certa dificuldade para respirar. Uma outra sugestão é evitar carregar muito peso por muito tempo ou simplesmente evitar correr. Sempre nesses hostels tem folha de coca para mascar ou simplesmente fazer um chá. Como não gostei muito do chá, preferi mesmo mascar. Mas também pode-se comprar balas de coca. Esses artifícios servem para repôr substâncias que perdemos quando estamos indo para lugares muito altos.  Há também comprimidos para o mal de altitude que podem ser comprados em farmácias locais. Não há contra indicações.

Para o voo saí muito cedo. O táxi me buscou no local e fui em direção ao aeroporto. É recomendado que não leve mochilas nem bolsas, pois não é possível embarcar no avião com elas. Fica retido no aeroporto. Coloque seus documentos pessoais no bolso da calça, incluindo seu passaporte.

O voo dura em média 30 minutos e ele faz todo o passeio pelos principais desenhos. Na verdade, o piloto dá duas voltas em torno de cada desenho para permitir que tanto o passageiro do lado direito veja e tire fotos, como também o passageiro do lado esquerdo. No final do voo, você recebe um certificado assinado pelo piloto atestando que você sobrevoou as Líneas de Nasca.

Ainda na área do aeroporto há lojinhas para compra de lembranças. Se por algum motivo você enjoou durante o voo e não prestou muito a atenção nos desenhos, não se preocupe. poderá comprar enfeites de geladeira com formatos de cada desenho das Líneas de Nazca.

Minha estada em Nazca foi breve. Apenas dois dias. Minha próxima parada será em Arequipa.

Aeroporto de Nazca

O avião do sobrevoo

Estou pronto

Desenho do Astronauta

Desenho do Macaco

Beija-Flor


Condor

Mais alguns riscos

A aranha

A árvore

Parte do Colibri


Nenhum comentário: