Paises

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Grécia - Berço da História

Em 2013 foi a vez da viagem pela História. E por isso fui a Grécia e a Turquia, que falarei mais tarde. A Grécia é de uma incrível beleza.  E mais: é muito fantástico andar por ruínas que são a História. Vamos conhecer um pouco esse país.

Grécia (em grego: Ελλάδα), oficialmente República Helênica  ou Helénica e conhecida desde a antiguidade como Hellas (em grego: Ἑλλάς), é um país localizado no sul da Europa. De acordo com dados do censo de 2011, a população grega é de cerca de 11 milhões de pessoas. Atenas é a capital e a maior cidade do país.
O país está estrategicamente localizado no cruzamento entre a Europa, a Ásia, o Oriente Médio e a África. Tem fronteiras terrestres com a Albânia a noroeste, com a República da Macedônia e a Bulgária ao norte e com a Turquia no nordeste. O país é composto por nove regiões geográfica: Macedônia, Grécia Central, Peloponeso, Tessalia, Épiro, Ilhas Egeias (incluindo o Dodecaneso e Cíclades), Trácia, Creta e Ilhas Jônicas. O Mar Egeu fica a leste do continente, o Mar Jônico a oeste e o Mar Mediterrâneo ao sul. A Grécia tem a 11ª maior costa do mundo, com 13 676 quilômetros de comprimento, com um grande número de ilhas (cerca de 1 400, das quais 227 são habitadas). Oitenta por cento do país é composto por montanhas, das quais o Monte Olimpo é a mais elevada, a 2 917 metros de altitude.
A Grécia moderna tem suas raízes para na civilização da Grécia Antiga, considerada o berço de toda a civilização ocidental. Como tal, é o local de origem da democracia, da filosofia ocidental, dos Jogos Olímpicos, da literatura ocidental, da historiografia, da ciência política, de grandes princípios científicos e matemáticos, das artes cênicas ocidentais, incluindo a tragédia e a comédia. As conquistas culturais e tecnológicas gregas influenciaram grandemente o mundo, sendo que muitos aspectos da civilização grega foram transmitidos para o Oriente através de campanhas deAlexandre, o Grande, e para o Ocidente, através do Império Romano. Este rico legado é parcialmente refletida nos 17 locais considerados pela UNESCO como Patrimônio Mundial no território grego, o sétimo maior número da Europa e o 13º do mundo. O Estado grego moderno, que engloba a maior parte do núcleo histórico da civilização grega antiga, foi criado em 1830, após a Guerra da Independência Grega contra o antigo Império Otomano. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Gr%C3%A9cia)
Não podemos esquecer a Mitologia Grega, que é o corpo de mitos e ensinamentos que pertencem à Grécia Antiga, sobre seus deuses e heróis, a natureza do mundo, as origens e o significado de seu próprio culto e práticas rituais. Era parte da religião na Grécia antiga. Estudiosos modernos referem-se e estudam os mitos na tentativa de lançar luz sobre as instituições políticas e religiosas da Grécia Antiga e sua civilização e assim ter uma compreensão da natureza da geração do mito em si.
Falarei sobre as cidades em que eu estive: a Ilha de Santorini, Corinto, Micenas, Olímpia, Patra, Delfos, Monte Parnaso, Kalambaka e Meteoras.

Hotel em Santorini

Santorini

Deuses

Sítios Arqueológicos

Monastérios

Parques

Cultura Grega

Templos

Ruínas

Parthenon


6 comentários:

Paulinho.com disse...

Parabéns pela aula. As fotos estão ótimas.

Alex Kundera disse...

Obrigado Paulinho. Sobre a Grécia, este post foi só um aperitivo.

Matutas.com disse...

adorei o seu blog, principalmente as Fotos, que nos despertam a vontade maior ainda de viajar mais :)

Alex Kundera disse...

Obrigado Matutas. Agradeço a gentileza. Informo que há muito ainda a falar da Grécia Turquia, Inglaterra e Escócia. No momento estou envolvido em alguns projetos, mas logo haverá novas atualizações.

Pode cadastrar seu e-mail e receber informações dessas atualizações.

Unknown disse...

Parabéns!
Adorei o blog por dissertar tanto pelo aspecto turistico e historico.Ainda estou em Santorini.

Unknown disse...

Parabéns!
Adorei o blog por dissertar tanto pelo aspecto turistico e historico.Ainda estou em Santorini.