Paises

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Robert FitzRoy


Robert FitzRoy

Nascido em 05 de julho de 1805, Robert FitzRoy ficou famoso por ser o capitão do navio HMS Beagle que levou Charles Darwin em sua mais famosa viagem.  Além disso, foi um grande atuante na área de meteorologia sendo ele o pioneiro em tornar a previsão do tempo mais precisa.

Aos 23 anos foi o mais jovem a comandar um navio hidrográfico.  Também, foi o primeiro a passar na prova do almirantado inglês sem errar uma questão sequer.

Em sua primeira viagem no HMS Beagles, ele substituiu o comandante Stokes que havia se suicidado. Ele embarcou no navio em 1828, no Rio de Janeiro, que se encontrava em estado deplorável além de ter uma tripulação mal treinada.

Por seu modo rígido, FitzRoy contornou todos os problemas apresentados.  Também, com pulso firme, treinou a tripulação tornando-os homens bem qualificados.

Um dos objetivos dessa viagem era passar pela Patagônioa e a Terra do Fogo, onde ele acreditava que os nativos não tinham culpa de ter nascido "naquelas terras esquecidas por Deus".  De fato, FitzRoy capturou quatro dos nativos para treinar e viver como os ingleses.  Mais tarde, ele os devolveu a região de origem para que ajudassem e treinasse outros nativos a conhecer o cristianismo, visto sua língua ser conhecida apenas por eles.

A sua segunda viagem foi mais complicada, já que o seu financiador perdera interesse em suas viagens, uma vez que já havia apoiado os grandes navios para a grerra das Ilhas Malvinas.  Porém, na Inglaterra ele conseguiu o apoio do rei Guilherme IV, que demonstrou interesse em conhecer a terra do Fogo e também os nativos, conforme descrito por Robert.  O apoio recebido foi tão grande que o HMS Beagles tornou-se o navio mais equipado e exato na época.  Era possivel para FitzRoy demonstrar esse conhecimento devido ao seu interesse pela meteorologia, ciência pouco conhecida na época, mas possível para ele estudar, já que vinha de uma família rica.

Essa segunda jornada contava com figuras ilustres: tenente Wickham (que comandou a terceira viagem do HMS Beagles), Charles Darwin, autor do livro "A Origem das Espécies" e o pintor Augustus Earle.

Essa viagem não saiu conforme planejado, pois foi traído e roubado por um dos nativos que ele ajudara.  Os outros nativos fugiram ou não aceitaram sua proposta.  E suas idéias eram sempre conflitantes com as de Darwin, o que sempre gerava discursões, embora tivessem se tornado amigos.

Apesar de todo o talento que tinha, não foi convidado para a terceira viagem do navio.  Ele mais tarde casou, foi morar em Londres e se dedicou a política e ao estudo da previsão do tempo.  Sentindo-se frustrado e sofrendo de transtorno bipolar, Robert FitzRoy suicidou-se em 30 de abril de 1865.

Hoje, uma das montanhas situada na Patagônia Argentina, na cidade de El Chatén, recebe o seu nome: Cerro Fitz Roy.  No meio da Cordilheira dos Andes, ela se destaca pela sua cor avermelhada quando o sol reflete sobre ela.

Na próxima postagem, dicas para quem vai a El Calafate e El Chatén.  Segue agora mais algumas fotos.


Fitz Roy ao fundo

Um foco mais próximo


Placa num mirador para o Fitz Roy

Coloração Diferenciada

Me sinto felizardo

Nenhum comentário: