Paises

quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

Geórgios Papanicolaou


Busto de Geórgios Papanicolau, na Grécia


Geórgios Papanicolaou foi um médico grego, pioneiro no estudo da citologia e na detecção precoce de câncer. Foi o criador do chamado teste de Papanicolau, exame realizado para detectar precocemente tumores cancerosos na vagina e colo do útero.
Geórgios nasceu na cidade portuária de Kymi, na costa da ilha de EubeiaGrécia, em 1883. Era o terceiro filho de quatro crianças de Maria e Nicholas Papanicolaou. Em 1898, ele ingressou na Universidade de Atenaspara seguir carreira na medicina, como seu pai, que era clínico geral e também político, tendo sido senador e prefeito de Kymi. Geórgios se formou em 1904.
Em janeiro de 1904, foi convocado para o serviço militar no Terceiro Regimento de Infantaria.
Em 1910, ele retornou à Grécia, onde se casou com Andromahi Mavrogeni. O casal se mudou para Mônaco, onde Geórgios começou a trabalhar no Instituto Oceanográfico do principado, participando do time de exploração oceânica do Príncipe Alberto I, em 1911.

Jovem estudioso

O fato de que células malignas podiam ser observadas sob microscópio foi primeiramente sugerido em 1843, por Walter Hayle Walshe (1812–92), professor e médico no hospital da University College, em Londres, em seu livro sobre doenças do pulmão.
Usando um espéculo nasal, ele coletou amostras e examinou o esfregaço sob o microscópio. O que ele viu foi animador: células de variadas formas e uma sequência distinta de padrões citológicos. Assim ele era capaz de catalogar o ciclo ovariano e uterino dia a dia, permitindo-o prever a condição dos ovários, podendo coletar os oócitos no momento adequado.
A técnica do esfregaço de células cervicais logo se tornaria o conhecido Teste de Papanicolau. Como o teste era capaz de detectar câncer antes de qualquer sintoma, médicos agora podiam tratar o câncer antes que ele se espalhasse. Como resultado, a mortalidade causada pelo câncer cervical despencou nos países onde ele passou a ser aplicado. Em 1954, Geórgios publicou o “Atlas of Exfoliative Cytology”, om grande trabalho com suas observações e estudos em citologia, incluindo descobertas de doenças em vários órgãos.



Geórgios Papanicolau morreu em 19 de fevereiro de 1962, aos 78 anos, de um infarto. Seu instituto continuou seu trabalho em sua homenagem.
Por suas contribuições para a ciência médica, foi laureado com o Prêmio Lasker-DeBakey de Pesquisa Médico-Clínica, em 1950.
(Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ge%C3%B3rgios_Papanicolau)

2 comentários:

Kenneth disse...

I really find very good information about andromahi mavrogeni on your blog, its really awesome , thank you soo much for sharing it.

AlexKundera disse...

Thank you very much for visiting and I'm glad it helped you. Thanks for sharing.

Alex Kundera