Paises

quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

Atenas

Atenas é a capital e a maior cidade da Grécia. A cidade domina a região da Ática e é uma das cidades mais antigas do mundo, sendo que seu território está continuamente habitado há 3400 anos. A Atenas Clássica, do período da Grécia Antiga, foi uma poderosa pólis (cidade-Estado) que surgiu em conjunto com o desenvolvimento do porto de Pireu. Um centro artístico, estudantil e filosófico desde a Antiguidade, a cidade sediou a Academia de Platão e o Liceu de Aristóteles, além de ser amplamente considerada como o berço da civilização ocidental e da democracia, em grande parte devido ao impacto de suas realizações culturais e políticas durante os séculos IV e V a.C. no resto do continente europeu. Atualmente, é uma metropolecosmopolita e o centro econômico, financeiro, industrial, político e cultural da Grécia.

A cidade é reconhecida como uma cidade global devido à sua localização geo-estratégica e sua importância em finanças, comércio, mídia, entretenimento, artes, comércio internacional, cultura, educação e turismo. É um dos maiores centros econômicos no sul da Europa, com um grande setor financeiro e o maior porto de passageiros na Europa. O município de Atenas tem uma população de 664.046 (em 2011) dentro de seus limites administrativos e uma área de 39 quilômetros quadrados. A grande área urbana de Atenas (Grande Atenas e Grande Piraeus) estende-se para além de seus limites administrativos municipais e compõe uma população de 3.074.160 pessoas (em 2011) em uma área de 412 km². 
 Esculturas em um dos andares do hotel


 Anúncios pelas ruas de Atenas

Saguão do hotel

A herança da era clássica ainda é evidente na cidade, representado por antigos monumentos e obras de arte, sendo o Partenon o mais famoso de todos, considerado um marco fundamental do início da civilização ocidental. A cidade também mantém monumentos romanos e bizantinos, bem como um menor número de monumentos otomanos. Atenas tem dois Patrimônios Mundiais da UNESCO: a Acrópole e o Mosteiro de Dafne. Entre os marcos da era moderna, que remontam ao estabelecimento de Atenas como a capital do Estado grego independente e soberano em 1834, estão o Parlamento Helênico (século XIX), a Biblioteca Nacional da Grécia, a Universidade de Atenas e a Academia de Atenas. A cidade foi a anfitriã dos primeiros Jogos Olímpicos da era moderna, em 1896, e 108 anos depois, foi a sede dos Jogos Olímpicos de Verão de 2004. Em Atenas situa-se o Museu Arqueológico Nacional, que possui a maior coleção do mundo de antiguidades gregas, bem como o novo Museu da Acrópole.

Homem de Cristal 

Parque em Atenas 

No Estádio Olímpico 

Parthenon 

Outro angulo do Estádio Olímpico

Uma vez em Atenas, fui explorar a cidade. Depois de uma noite no hotel Golden Age, resolvi andar pelas ruas e conhecer um pouco mais. Já não estava mais com o grupo que visitou outras cidades.
Uma das imagens que vemos próximo ao hotel é o “Homem de Cristal”, uma escultura que parece um homem lutando contra o vento. Dali, segui para conhecer o Estádio Olímpico de Atenas, construído para as olimpíadas de 2004. De fato, muito bonito, embora não pareça um estádio e sim, uma das antigas arenas gregas.

Antigo banho grego 

Parlamento Grego 

Troca de Guarda... 

...com sapatos pesados 

Portal do Templo de Zeus 

Colunas do Templo de Zeus 

Rua que conduz à Acrópole



Próximo dali, o portal do Templo de Zeus (sim, mais um). Muito interessante o fato dessas construções estarem protegidas e sem nenhuma pichação. Algo muito importante para um povo preservar sua história.
Fui até a entrada do Parlamento Grego e para minha surpresa, estava ocorrendo a troca de guarda. Um verdadeiro evento. Uma importante informação: a guarda utiliza sapatos que pesam 11 quilos em sua totalidade.


Imagem de soldado grego 

No Teatro de Herodes 

Outro ângulo do Teatro 

Hoje ocorrem shows ali 

Em frente ao Pathenon 

Bandeira grega na Acrópole

Ainda tinha as ruínas de um antigo banho grego. Só faltava agora conhecer a Acrópoles. Fui para lá. Embora muitos turistas por lá, você consegue conhecer cada detalhe de lá. Fui no que outrora era o Teatro de Herodes. Havia também outro: o Teatro de Dionísio. E enfim, o Parthenon. É simplesmente fantástica. Junto a ela havia Erecteo, a tribuna das Cariatides. Muitas fotos boas. Depois desci a Ágora, onde há uma antiga igreja bizantina e ainda fui a Templo de Hefesto. Visitar a Grécia realmente te coloca no centro da história da humanidade.


Mais uma foto no Parthenon 

Igreja Bizantina 

Em meio a antigas imagens preservadas 

 Templo de Hefesto

Erecteo, Tribuna das Cariátides

Nenhum comentário: