Paises

sábado, 10 de julho de 2021

TERESÓPOLIS - RIO DE JANEIRO - BRASIL

Essa região fazia parte de Magé. Há muito tempo foi habitada pelas tribos de Arariboia e dos Guaranis. Foi também refúgio do Quilombo da Serra, na área da Serra dos Órgãos. Chegou a ser descrita como "sertão" em 1788 por Baltazar Lisboa, um juiz.

No início do século XIX, os imigrantes ingleses chegaram pelos portos e começaram a fazer negócios com os portugueses. Nesse momento, entra na história George March (1788-1845), estabelecido na região da Praça Mauá, no Rio de Janeiro. Ele arrendou uma área na Serra dos Órgãos, mais tarde conhecida como a próspera fazenda de Sant'Anna de Paquequer, como a região então fica conhecida.
Havia plantações de vegetais, legumes e cereais. Também havia uma imensa área para criação de cavalos e mulas. Era um grande abastecedor para o Rio de Janeiro.
Em 1855 foi oficialmente anexada à Magé como Santo Antônio de Paquequer, porém conseguiu sua emancipação em 6 de julho de 1891, mudando seu nome para Teresópolis, em homenagem à Imperatriz Tereza Cristina, esposa de D. Pedro II. Tudo isso, graças aos projetos de modernização da cidade, que incluía a construção de uma via férrea. Até mesmo foi cogitada ser a capital do estado. Infelizmente todo esse processo assinado não aconteceu.
Tudo isso há 130 anos. Hoje, a cidade vive principalmente do turismo. Além da cidade serrana ser acolhedora no inverno com suas pousadas e hotéis, há também pontos para visitação, sendo a principal delas, a Serra dos Órgãos, onde se localiza o famoso "Dedo de Deus". No verão, é um excelente lugar para aventuras e práticas de trilhas e montanhismo.
Parabéns
Teresópolis pelos seus 130 anos.
E você? Já visitou?

Serras de Teresópolis

Teresópolis

Pico Dedo de Deus

Pico Dedo de Deus

Serra dos Órgãos

Cidade de Teresópolis


Nenhum comentário: