Paises

sábado, 10 de julho de 2021

IGREJA DO SANTO SEPULCRO - JERUSALÉM

Construída onde se acredita ter sido o local da crucificação, do sepultamento e da ressurreição de Cristo, esta é a Igreja mais importante da cristandade.
A primeira basílica foi erguida aqui pelo imperador romano Constantino entre 326 e 335, por sugestão da mãe dele, Santa Helena.
Houve uma reconstrução em escala menor feita pelo imperador bizantino Constantino Monômaco da década de 1040, após sua destruição pelo sultão Fatímida Hakim em 1009, mas a edificação foi ampliada novamente pelos cruzados entre 1114 e 1170. Um incêndio em 1808 e um terremoto em 1927 exigiram amplos reparos.
Há muitas salas para visitar nesse complexo como a Rotunda (a parte mais majestosa), a Pedra da Unção (a pedra atual data de 1810), a Capela de Adão, a Pedra do Gólgota (colina onde Jesus foi crucificado) e o Túmulo de Cristo.
No Sábado de Aleluia ortodoxo, todas as lâmpadas são apagadas e os fiéis ficam no escuro como símbolo da escuridão na crucificação de Cristo. Uma vela é acessa no Túmulo de Jesus seguida de muitas outras, até a basílica inteira e o pátio ficarem tomados pela luz, o que simboliza a ressurreição. Diz a lenda que esse fogo vem do céu.
Curioso, não? Já se imaginou participando desse evento?

Igreja do Santo Sepulcro

Interior

Pátio da Igreja

A fé de milhões

A Pedra do Gólgota

Pedra da Unção


Nenhum comentário: