Paises

domingo, 23 de janeiro de 2011

Ushuaia Parte I - A Cidade Aconchegante

Em Ushuaia

De todas as viagens que sempre desejei fazer, uma é especial: o extremo sul da América do Sul.  E saber que finalmente pude realizar isso visitando a cidade de Ushuaia, de fato, merece um destaque neste blog.  Por isso farei aqui uma trilogia sobre ela.  A primeira parte será a minha chegada na cidade, minha impressão sobre ela e algumas sugestões sobre sua estada por lá.
Na realidade, o objetivo ao sair de Punta Arenas era seguir o caminho pela cidade de Porvenir.  Além de reduzir os custos da viagem, a vista seria também muito bonita.  Mas para surpresa, hoje não fazem mais essa viagem por questões financeiras.  Não há lucro, uma vez que a travessia somente poderia acontecer quando não há ventos e a maré é calma.  Por isso hoje ela é feita pelo Estreito de Magalhães, mediante um cargueiro.  Uma viagem de 10 horas até A cidade de Rio Grande.
Por Rio Grande

Cidade de Rio Grande

Para minha surpresa, estava tudo fechado na cidade devido ao falecimento do ex-presidente Néstor Kirchner.  Portanto, ao fazer essa viagem, sempre leve um lanche, pois você poderá encontrar a cidade fechada por algum motivo.
Caminho para Ushuaia I

Caminho para Ushuaia II

Caminho para Ushuaia III

Dali, segui para Ushuaia.  Ainda levou algumas horas, mas eram as últimas para chegar.  A cidade estava parada.  Apesar de me encantar com a entrada e a geografia da cidade, me chamou mais a atenção a comoção pela morte do ex-presidente.  Muitas pessoas reunidas na Praça Evita, com velas nas mãos e a bandeira argentina a meio mastro.

Pousada B&B

Fui direto para a pousada.  Procure sempre ter um mapa em mão para se localizar.  Entrei num taxi que acabou me deixando um pouco longe de onde eu queria.
Problemas a parte, depois de instalado na pousada B&B, saí a noite para comer algo.  A cidade é um pouco cara, pois isso procure bem.  Resolvi comer uma parta num dos restaurantes na Avenida San Martin.
A noite faz muito frio, mas tem calefação em todos os lugares que for.  Como estava cansado, fui dormir.
No dia seguinte, hora de conhecer a cidade, depois de um bom café da manhã, fornecido pelo Sr. Alejandro, dono da pousada.
Ao sair, me encantei com a paisagem.  A cidade é linda.  Olha para um lado e vê as montanhas cobertas de gelo.  Olha para o outro lado e vê o mar. Realmente, todas as fotos que tirar por lá será uma bela recordação.
Comoção em Ushuaia

Um Pub

Banco da Patagônia

A cidade é bem colonial. Sua arquitetura é muito bonita.  O frio não foi o que eu imaginei.  Na verdade, senti até mais calor do que em El Calafate, El Chálten ou em Punta Arenas.
Recomendo ir logo ao centro de informações turísticas e solicitar algumas sugestões para passeio.  Não deixe de pedir os carimbos de Ushuaia no seu passaporte. É de graça.
Praça Para Informações Turísticas

Ruas de Ushuaia

História do Puerto de Ushuaia

Lembranças dos Naufrágios

Por lá há vários passeios, que falarei mais tarde.  Pela cidade, você consegue andar durante um dia inteiro de ponta a ponta.  O que me chamou a atenção foi a praça em homenagem aos mortos na guerra das Malvinas.  É uma praça muito grande.  Ela está posicionada exatamente como as ilhas, no mapa.
Dessa vez, a Praça de Evita Perón estava vazia, o que valeu algumas outras fotos.
Não deixe de ir a Praça da Cápsula do Tempo.  Ali, diversas gravações feitas em fins do século passado ficarão guardadas por 500 anos sob uma pirâmide.
Também passeie pela orla.  Venta um pouco, mais você verá diversas esculturas a heróis da região e até mesmo aos navios que naufragaram por lá.
Um lugar que não pode deixar de ser visitado é o centro de artesanato.  Ali tem muitos souvenires para comprar por um baixo preço.  Dê prioridade a La Ultima Bita.  Você encontrará simplesmente tudo que procurar ali.  Foi ali que comprei tudo o que eu queria para distribuir.
Praça Evita

Pela Cidade

La Ultima Bita

Para Comprar Lembranças

Não deixe de comer um cordeiro assado em um dos vários restaurante da cidade.  Sua carne é macia e saborosa.
A cidade tem vários museus, mas falarei disso na segunda parte da Trilogia Ushuaia. Por enquanto, segue algumas fotos.

Praça Isla Malvinas

Arquitetura da Praça

Vista do Porto

Centro da Cidade

Hotel em Ushuaia

2 comentários:

Felipe disse...

Também adoro Ushuuaia, de todas as minhas viagens, é a que estou com mais saudades!

Parabéns amigo pelo blog!

Grande abraço, Felipe - www.fotografiasdepaisagens.com

Alex Kundera disse...

Felipe, muito obrigado pela visita. Seu site também é muito bom. Ushuaia eu guardo com muito carinho na mente. acredito que futuramente alguns planos estão me aguardando.