A Grande Mesquita de Santa Sofia, conhecida anteriormente como Basílica de Santa (que significa "Sagrada Sabedoria") é um imponente edifício construído entre 532 e 537 pelo Império Bizantino para ser a catedral de Constantinopla (atualmente Istambul, na Turquia). Da data em que foi edificada, em 537, até 1453, ela serviu nesta função, com exceção do período entre 1204 e 1261, quando ela foi convertida para uma catedral católica romana durante o Patriarcado Latino de Constantinopla que se seguiu ao saque da capital imperial pela Quarta Cruzada. O edifício foi uma mesquita entre 29 de maio de 1453 e 1931, quando foi secularizada. Ela reabriu como um museu em 1 de fevereiro de 1935.
Santa Sofia ao fundo
Famosa principalmente por sua enorme cúpula (ou domo), ela é considerada a epítome da arquitetura bizantina e é tida como tendo "mudado a história da arquitetura". Ela foi a maior catedral do mundo por quase mil anos, até que a Catedral de Sevilha fosse completada em 1520.
Algo que me encantou ali? Os famosos mosaicos. A perfeição no estilo bizantino é de impressionar.
Uma curiosidade: o famoso "olho grego" ou "olho turco" tem em uma de suas lendas, origem na Mesquita de Santa Sofia. Em uma de suas colunas, há um local onde a pessoa deve colocar seu dedo, fazer um pedido e dar uma volta completa no próprio eixo sem tirar o dedo do lugar. É meio complicado, mas dá para fazer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário