A Mesquita Azul foi construída entre 1609 e 1616 e está em frente da Basílica de Santa Sofia. É a única mesquita de Istambul que possui seis minaretes. E são justamente sobre seus minaretes que vem uma das histórias mais interessantes:
Interior da Mesquita Azul
No Islamismo, o número de minaretes de uma mesquita é proporcional a sua importância porque é dali do alto que o almuadem chama os fiéis para as cinco orações diárias. Muitos templos se contentam com um, dois ou talvez quatro deles, mas algo tão grandioso quanto a Mesquita Azul necessitava mais. Necessitava seis.
A mania de grandeza foi longe demais. Ao erguer seis torres ao redor de sua obra, o arquiteto contratado pelo Sultão acabou igualando o número de minaretes – e, consequentemente a pretensa importância – ao da Grande Mesquita de Meca. Há quem diga que tudo não passou de um grande mal entendido: o Sultão teria pedido minaretes de ouro (altin) e o construtor teria entendido seis minaretes (alti). Mas como o estrago já estava feito, só tinha um jeito de lidar com ele: e lá se foi o arquiteto peregrinar até Meca e construir um sétimo minarete para a mesquita. Até porque derrubar uma das torres da Mesquita Azul seria um sacrilégio arquitetônico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário