Para muitos, o trabalho de um guia de turismo é prazeroso, pois "vive viajando". Bom, nem todos viajam guiando. Mas é prazeroso sim. Porém isso não significa menos trabalho e responsabilidade.
Além do guia precisar ter um excelente conhecimento do que irá mostrar, ele também precisa conhecer seu grupo.
Nem sempre é fácil agradar a todos num ambiente com tantas personalidades diferente. Mas acredite: ele fará o possível.
É verdade que as vezes ele precisa ser chato, por exemplo, ao exigir pontualidade. Mas é simplesmente para benefício do próprio grupo.
E há ainda outras preocupações como documentação do grupo, instalação nos hotéis, atenção aos horários programados nos passeios e verificar SEMPRE se estão todos juntos, para citar apenas alguns. E claro, ser fotógrafo para registrar os momento e muitas vezes intérprete, quando está em outro país. E MUITO estudo. Precisa ser objetivo ao falar e encantar no conhecimento.
Uma das formas que nos sentimos recompensados é quando nos convidam para uma foto. Adoramos. Por isso, não se acanhem. e estaremos sempre com um sorriso para vocês.
E meus amigos pelo mundo concordam. Cito aqui os Guias Internacionais e amigos Assis Paim Benet na Espanha e Mariuza Santos em Portugal, que sempre com alegria recebem grupos e colaboraram para essa postagem. Que tal por começar visitando suas páginas nas redes sociais?
#Boraturistar
Tour Madri 360
Viaje pela Espanha
Eu ainda não era guia, mas estava na companhia
de uma experiente em Bariloche
Excelente guia na Hungria
Já com o colega guia Cristian na Patagônia
Com outros guias indo à pinguinera
Como guia e com meu grupo na Patagônia
Meu amigo guia Assis Benet guiando
pela Espanha
Com roteiros incríveis por Madrid
E sua empresa Tour Madrid 360
Também minha amiga e guia Mariuza Santos
guiando em Portugal
Levando seu grupo ao conhecimento lusitano
E também se divertindo